RSS

Mídias Sociais nas Empresas. Usar ou não usar, eis a questão?

04 abr

Este foi o tema de minha palestra, no dia 27 de março, no Instituto Infnet, no Rio de Janeiro, para a turma de formandos do Curso de MBA de Marketing Digital.

Por uma hora, falei o que achava, dei dicas, para alunos/profissionais com o intuito de aumentar o uso das Mídias Sociais dentro das organizações. Sabemos que o processo é lento, mas acreditar é fundamental. Perder o medo mais ainda. Já tinha falado isto em outra palestra no ano passado para empresários na Rio Info 2011.

O problema todo de usar ou não usar, além das questões de segurança, o pacote tem embutido uma série de medos como: a informação confidencial rolando dentro da empresa sem controle, perda de produtividade, todo mundo falando com todo mundo sem intermediários e assim vai a listinha aumentando sem que a organização decida definitivamente se usará ou não. E toque a enrolar com pesquisa. Quando fica tudo pronto, a tecnologia já está velha e o ciclo começa novamente.

Isto tudo foi explicado e debatido dentro da aula da professora Graça Taguti, que está ensinando aos alunos a melhor maneira de se implantar um blog corporativo. Eu inseri um monte de dicas do blogueiro e Diretor de Marketing e Comunicação da IBM, Mauro Segura, algumas dicas minhas, e ainda da doutora Carolina Terra.

Muitos alertas, como a modificação do perfil do cliente, da nova comunicação que surgiu por causa das mídias sociais e muito mais. Acabou a era do cliente de rádio, TV, jornal etc. Agora o cliente sabe o que quer e corre atrás e confia muito mais no que o amigo diz na Internet do que nas declarações das empresas.

Um mundo diferente, um portal que tem que ser atravessado e lá do outro lado é que o trabalho começa. Como disse o professor e doutor, Carlos Nepomuceno.

Foi muito legal saber do interesse dos alunos nesta questão, perguntas surgiram, foram respondidas e dicas dadas. Acho que contribui bastante para uma turma. O meu recado final é: volta para a empresa em que você trabalhe e mostre que A+B pode dar certo. Um bom planejamento estratégico,mesmo tendo suas alterações no meio do caminho (normal), uma excelente Política de Uso, já é um passo grande para que as empresas entendam a importância das novas tecnologias e que é preciso haver mais investimento do que o esperado.

Veja toda a palestra na página da Plano B Consultoria no Slideshare

Anúncios
 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Mídias Sociais nas Empresas. Usar ou não usar, eis a questão?

  1. Robson Lelles

    04/04/2012 at 18:25

    Show de bola, Janaína!

     
    • janamachado

      04/04/2012 at 19:50

      Obrigada Robson!
      Foi muito bom dar esta palestra na Infnet. Adorei! Alunos interessados e atento as dicas!
      Ótima experiência. Dar palestra é uma cachaça! Muito gostoso passar o seu conhecimento para as pessoas!
      Bjs

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: