RSS

Um bom ano para a comunicação

06 jan

Fazer previsões e análises nunca foi o meu forte, mas posso dizer com muita clareza em meus muitos anos de experiência em comunicação e principalmente, comunicação interna, que o ano de 2009 foi muito bom para esta área.

Ao receber a revista Comunicação 360˚, da Casa do Cliente, com o tema principal “A Arte da Comunicação”, fiquei feliz em ler algumas matérias e saber que ainda não sei tudo, que tenho muito que aprender, a ler, muito que estudar. Tive uma certeza imensa da evolução da comunicação interna, externa, das mídias sociais e posso assinar qualquer documento afirmando que 2010 será bem promissor para esta área.

2009 apresentou um crescimento acelerado, como se alguém estivesse dentro de uma Ferrari a mais de 300 km/h. A comunicação a cada dia divulga novidades e nós não podemos parar de estudá-la e aceitar as suas inovações. As empresas que adotaram as mídias sociais, que descobriram seus benefícios, que escutaram seus funcionários no ano que terminou, foram as que mais cresceram.

Em muitos encontros, palestras, matérias, congressos foram discutidos a importância da valorização, das mídias sociais, mas muito pouco ainda é feito para que tudo isto seja aplicado. É fato e temos que encarar a realidade. Mas como disse Beth Saad, professora titular da ECA-USP, em seu artigo “Momento de Mudar”, publicada na última edição da revista da Casa do Cliente: “Antes de agir, vale a pena refletir”. Sim. Concordo plenamente. Desta forma, uso esta frase para dizer: aplicando-a podemos evitar qualquer tipo de erros em uma área tão séria.

Conheço muitas empresas que mandam seus gerentes para estes congressos e eles apresentam maravilhas feitas dentro das organizações em que trabalham. No fundo, escondem muito bem debaixo do tapete a poeira para que seus funcionários nunca passem o dedo e deixem o risco no tampo da mesa e descubram a realidade que está acontecendo dentro da organização. Uma pena, porque comunicação é uma arte, um trabalho sério e esta área deve ser encarada com seriedade pelas empresas. Os líderes devem tê-la como peça chave e ainda, como aliada nos momentos de planejamento estratégico.

Enquanto as organizações não escutarem seus funcionários, estimulá-los e motivá-los, enquanto não acabar com os conflitos de gerações que há dentro das empresas, muitas vezes existente entre as Gerações X e Y e, se não houver gente mais capacitada para ocupar os cargos e fazer realmente o que é necessário, a comunicação não fluirá de forma organizada e rápida. Continuará sendo apenas um mero trabalho de comunicar para os funcionários. E, as mídias sociais estão aí, dando um banho e podem ajudar a melhorar todo este processo.

Saibam que é uma questão cultural. Vai demorar um pouco para que as mídias sociais sejam totalmente liberadas e aceitas dentro das organizações. Com a adoção das mídias muitos já estão trabalhando com a comunicação multidirecional e é preciso entender perfeitamente como ela funciona. Com sua aplicação podemos ver definitivamente o fim da comunicação unidirecional, aquela antiga forma e muito existente, onde o líder pede ao diretor/gerente de comunicação para divulgar comunicados para os funcionários.

Por este motivo acho que vai demorar um pouco para que a Geração X – ocupante até este momento de muitas cadeiras de liderança -, aceitem estas mídias sociais como meio de informação e divulgação. Bem, está aí à causa do porque destas ferramentas até agora não terem sido adotadas. Existe também um fator primordial e de relevância: à perda do poder, do controle da organização. Espero somente, que eles saibam que ninguém detém o poder da informação…

Quando enxergarem que estas ferramentas melhoram o fluxo da comunicação, a qualidade dos produtos e serviços, o atendimento ao cliente, a troca de informação e ideias com os funcionários, estes líderes conseguirão testemunhar uma grande mudança.

Vale lembrar que as mídias sociais para algumas empresas não é ferramenta primordial. Deve ser feita uma profunda análise antes de sua adoção. Mas, uma vez aplicada entrarão com tudo nas organizações e, possivelmente, alguns conflitos poderão ser solucionados.

Minha previsão é esta. Aberturas de blogs em algumas empresas como já existem – mas com consciência senhores gerentes, pois terão que aprender a lidar com comentários na maioria das vezes negativos e responder às reclamações, como foi muito bem dito por Mauro Segura, Diretor de Comunicação e Marketing da IBM Brasil, no Ciclo Comunicar e corroborado por Liliane Ferrari, na matéria “Comunicação sem Limites”, publicada na última edição da revista da Casa do Cliente e por mim. Blog é um cabal aberto e a empresa tem que estar disposta a aceitá-la. Vamos ter mais ferramentas, mas facilidades, novas mídias, tudo para melhorar e acelerar a comunicação.

Conhecimento deve ser compartilhado e se for ninguém vai segurar a comunicação. A maioria das empresas ainda utiliza lupa, mas basta apenas que elas comprem um par de óculos, com pouquíssimo grau, para melhorar a visão.

Bem vindo 2010!

PS: Como sempre digo para meus amigos: são previsões de uma simples comunicóloga e não de uma taróloga.

Anúncios
 

Tags: , , , , ,

Uma resposta para “Um bom ano para a comunicação

  1. Leo Bragança

    10/01/2010 at 06:05

    Jana, 2009 foi o ano que a semente da nova comunicação germinou. Claro que muita gente está à frente e já vê crescer seus primeiros resultados, mas pro mercado como um todo, o ano foi não só de deixar a semente germinar como também aprender como vamos cuidar das redes sociais da melhor forma. Certamente, requer um cuidado digno de um bonsai, porque deve crescer da forma certa, ser aparada com precisão entre outros detalhes.

    E acho também que 2010 será a separação do joio e do trigo, pois está cheio disso por aí.

    Agora, para a nossa comunicação interna, vejo que chegou a hora dela, de verdade. Confio demais nas redes sociais aplicadas à intranet como responsáveis por esse novo tempo. Só escutamos ano após ano que a CI tem crescido, e eu sinceramente não tenho visto para onde. Agora sim, vejo um horizonte que vai inclusive ter que quebrar muitos paradigmas. E sinceramente, é para isso que estamos aqui.

    Grande beijo!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: