RSS

A importância do reconhecimento, do orgulho e da motivação

25 maio

71276671Por causa da crise mundial, muitos jornais e revistas estão procurando abordar um assunto que mexe com a cabeça de qualquer empresa e funcionário: motivação. Em tempos de crise, ter motivação para recuperar uma empresa é fundamental. Se o funcionário estiver desmotivado certamente esta organização empresarial estará fadada a algum fracasso. São nesses momentos que as empresas tiram da gaveta aquele planejamento estratégico de comunicação interna que provavelmente foi feito ou deveria ter sido pensado caso surgisse uma situação como esta.

Não podemos esquecer que motivar o funcionário de uma empresa é um fator primordial. Tê-lo engajado nos negócios e fazer com que ele saiba exatamente tudo o que acontece dentro da organização é essencial, principalmente, utilizando a famosa comunicação transparente. Mais do que tudo isto, o profissional de comunicação aliado ao gestor da empresa tem o dever de pensar sempre na valorização do funcionário que trabalha todos os dias para que esta corporação seja reconhecida pelos seus clientes e pelo mercado.

Infelizmente este item é esquecido muitas vezes pelos gestores. Nunca, mas nunca a comunicação interna/gestor, deve esquecer de reconhecer o trabalho e esforço que o funcionário de uma empresa está fazendo. Tenha certeza que ao reconhecê-lo perante seus colegas ele ficará feliz e satisfeito, uma realização que não tem preço, dependendo do momento pode ser maior que um bônus ou um aumento de 10% de salário. Claro que aumento é importante, principalmente nos momentos de hoje, mas ser reconhecido e valorizado pela empresa mexe com o orgulho do funcionário e motiva é claro, para dar andamento naquele trabalho que deve ser realizado.

Esta é uma ação simples que provoca o brilho nos olhos dos funcionários e está essencialmente ligada ao orgulho de fazer parte de um negócio e de uma corporação.  É uma missão muito importante para os profissionais de comunicação interna. Uma tarefa que pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, anual etc. Não importa, o que vale realmente é o acontecimento e o que ela provoca.

Muitas vezes este reconhecimento e a provocação do orgulho pode vir por meio de campanhas internas ou ações isoladas. Basta criá-las, e se quer que o brilho seja maior do que o provocado pelos raios solares chame os amigos desse funcionário e faça o presidente da empresa ou um diretor entregar alguma coisa ou elogiá-lo na frente de todos. Nossa! O resultado será excepcional! Motivação, valorização e orgulho, tudo ao mesmo tempo em uma só situação.

Não canso de contar para aos meus amigos que o reconhecimento de meu trabalho estava muitas vezes no brilho e na alegria que conseguia proporcionar quando organizava grandes convenções de vendas. Assisti muitas vezes do palco onde sempre ficava com os troféus e outros tipos de prêmios, os vendedores carregar um amigo vencedor pelos braços. Escutava gritos, apitos, confetes e serpentinas voavam pelo auditório. Eu segurava minhas lágrimas e a forte emoção que sentia, engolia o meu choro de alegria e continuava a premiação. O reconhecimento de meu trabalho e a valorização dos funcionários estava ali, representado pelos vencedores. Aquela euforia não tinha preço. Eu sentia um orgulho incontrolável do que havia proporcionado para eles e sabia que aquele reconhecimento e esforço foram compensados com a valorização e a premiação de toda aquela equipe. Eles se esforçaram para que os negócios prosperassem e foram reconhecidos por isto. A visão que tinha do palco provava que estava no caminho certo. Eu motivava, reconhecia e provocava naqueles vendedores o orgulho de fazer parte daquela corporação.

Senhores gestores, aprendam que somente motivação não é o essencial em momento de crise. Os seus funcionários, a sua equipe, precisam ser reconhecidos, valorizados pelo esforço que estão fazendo nesse momento tão delicado. Tenha certeza, o resultado será compensador e poderá ser a chave do sucesso.

Anúncios
 
 

5 Respostas para “A importância do reconhecimento, do orgulho e da motivação

  1. José Roberto

    26/05/2009 at 22:27

    Olá Janaina,
    Concordo plenamente contigo e é através do reconhecimento que as pessoas se sentem motivadas e se superam, apresentando alternativas e inovando.
    Abraço!

     
    • janamachado

      26/05/2009 at 22:52

      Olá José Roberto,
      Obrigada pelo seu comentário. Passeando pelos corredores da empresa onde trabalhei por muitos anos ouvia muito sobre reconhecimento e valorização. É sempre desejo de consumo do funcionário. Tudo está atrelado.
      Abraço!

       
  2. Luiz Fernando Raposo

    27/05/2009 at 15:23

    Parabéns, Janaína: realmente, a motivação é a chama que aquece a ação. Sem ela, o trabalho vira uma ação mecânica, desprovida de brilho.

     
  3. Gilcio

    27/05/2009 at 17:55

    Jana,

    Excelente!

    voce conseguiu traduzir em palavras o que todos os funcionários mais apreciam.

    Abraço

     
  4. Hamilton

    30/09/2011 at 12:28

    Quando o colaborador percebe o reconhecimento de seus esforços sente-se motivado a continuar, conquistar o colaborador por valores como ambiente de trabalho e reconhecimentos agrega valores além do financeiro, pois reconhecimento financeiro nunca é o suficente e só dura até o proximo parcelamento que o colaborador fizer.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: