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Fundamentos do Marketing em Mídias Sociais no Instituto Infnet

20 maio

Neste mundo globalizado e lotado de informações não podemos perder um segundo. Informação vale ouro, mesmo sendo nova ou velha. Escrevo isto porque fui assistir no dia 19 de maio, no Instituto Infnet, no centro do Rio de Janeiro, a uma agradável palestra sobre Fundamentos do Marketing em Mídias Sociais, ministrada pelo professor Sérgio Rodrigues.

O auditório estava lotado de estudantes e profissionais do mercado que compareceram para escutar as novidades dessas ferramentas sociais. Uma coisa é certa, escutar uma, duas, três vezes sobre o mesmo assunto é fundamental. Não importa! As novidades tecnológicas surgem de forma tão rápida em nossa telinha do computador que é sempre bom assistir de forma descontraída um assunto que você conhece. Foi o meu caso.

Sérgio apresentou todas as mídias sociais existentes no mercado. Mas fui surpreendida ao saber que muita gente ainda não conhecia algumas das mídias com mais de dois anos de mercado como LinkedIn, Twitter etc. Esta introdução para quem não conhecia o assunto foi muito importante, pois Sérgio apresentou conceitos, utilização de cada uma delas e cases de sucesso e como utilizá-las adequadamente em seus planejamentos de marketing.

O bom deste tipo de apresentação é poder contribuir e ajudar algumas pessoas que vão assisti-las com a intenção de saber tudo o que está acontecendo para conquistar o seu lugar ao sol neste mercado das mídias sociais. Acabei trocando informações e ensinando o caminho das pedras para pessoas que não sabem qual o rumo certo que darão em suas vidas. Sim, aparecem problemas psicológicos nestes lugares, mais é sempre bom ajudar.

Ainda consegui levantar uma bandeira para a comunicação interna, pois uma questão foi abordada na demonstração de um case que não deu certo e como consequência teve logo uma comunidade aberta no Orkut contra aquela empresa. Expliquei que era muito fácil culpar os funcionários pelo terrível atendimento oferecido aos seus clientes e analisando friamente e profissionalmente, não podemos esquecer que esse mal se reflete externamente por causa de problemas internos e muito sérios que acontecem dentro daquela empresa em questão. Como conheço a organização apresentada no case falei que seria necessário um trabalho minucioso para tentar recuperar o que há anos se mostra cada vez mais latente para o mercado. A simples troca de nome não resolveria o problema, pois seus funcionários continuam sendo mal tratados, sem reconhecimento, sem qualidade de vida e sem orgulho de trabalhar naquele local. Este trabalho não deveria ser desenvolvido pelo RH, mas sim pela comunicação interna junto à direção da empresa e com uma ampla visão sistêmica.

Ainda bem que todos concordaram com minha posição. Só tenho a dizer uma coisa para finalizar: as mídias sociais chegaram com tudo para ajudar a comunicação, o marketing, a publicidade, a sociedade e o mundo. É nosso dever saber usá-las com sabedoria. Tem muita gente por aí utilizando estas mídias para difamação, prostituição, venda de drogas, troca de ofensas, marcação de brigas, violência etc. Ferramentas que nasceram para agilizar e trazer o bem estão sendo utilizadas muitas vezes para o mal. Elas foram criadas para integrar e não desintegrar, desestabilizar a vida de uma pessoa, família ou grupo de amigos.

Use-as, mas com consciência!

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5 Comentários

Publicado por em 20/05/2009 em Palestra

 

5 Respostas para “Fundamentos do Marketing em Mídias Sociais no Instituto Infnet

  1. Luciana Hauaji Lima Machado

    21/05/2009 at 19:40

    Janaina,

    Tive o enorme prazer de compartilhar desta palestra com você. A sua ajuda e contribuição foram essencias para mim.
    Adorei o seu blog e já votei.
    Muito obrigada pela sua atenção e dedicação.

    Um abraço,

    Luciana.

     
    • janamachado

      21/05/2009 at 19:48

      Luciana,
      Foi um prazer imenso te conhecer. Acredito que nada acontece por acaso.
      Siga em frente e de cabeça erguida. Você parece uma pessoa guerreira. Transforme os problemas em oportunidades.
      Um grande abraço.

       
  2. Thays

    27/05/2009 at 09:36

    Janaína,
    pena que não participei desta palestra!

    Concordo que as empresas tem de saber usar estas redes, sim, mas há de ter um respeito para não invadir demais o consumidor, inundando-o com informações. Até porque, depois de um tempo, este consumidor foge do excesso de informações.

    No nível pessoal, muita gente desenvolve uma ansiedade enorme de estar o tempo todo se atualizando online, dando os passos a cada espirro. ´Sendo seguidas o tempo todo algumas pessoas desenvolvem a Síndrome de Truman (já ouviu falar?)

    Então, como você disse, tem de haver sabedoria. Overexposure não!
    Ou, como diriam os antigos, nada em excesso.

     
  3. Thays

    27/05/2009 at 09:38

    ops, desculpe, JANAÍNA!!!!!Li sua resposta para Luciana e confundi os nomes, mil desculpas… Se preferir, edito esta mensagem

     
    • janamachado

      27/05/2009 at 14:21

      Thays,

      Obrigada por seu comentário. Participe sempre. Pode deixar que eu editei. Seja sempre bem vinda para ler meus posts e dar sua opinião.
      Ter a opinião de meu leitor é sempre importante.
      Qto a Síndrome de Truman já ouvi falar, mas vale vc como leitora explicar. Seria mais interessante inserir em seu comentário, pois caso contrário parecerá que tenho arrogância do conhecimento. Já ouviu falar tbém? Aprendi com uma amiga outro dia.
      Abs!

       

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