RSS

Revisão Ortográfica. Para melhorar ou complicar?

27 abr

Desde que Jô Soares voltou de suas férias que o “Programa do Jô”  não para de falar da nova revisão ortográfica. É evidente que esta revisão está mexendo com os nervos e a cabeça de muita gente que não aceita de forma alguma a unificação da língua portuguesa.

Esta revisão não está mexendo com os meus nervos. Vou ter que me adaptar se quiser continuar escrevendo e não chamar a atenção das pessoas de que estou escrevendo ortograficamente errado.

O jeito é comprar alguns livrinhos, decorar as novas regrinhas e aceitar que algumas palavras perderam sua acentuação correta para receber uma completamente inequívoca. O exemplo mais clássico é pingüim e lingüiça. Perderam o trema. Então, teremos o direito de falar de outro jeito. Está certo? Idéia e platéia também perderam seu acento. Podemos falar sem a acentuação?

Como diz Jô Soares a escrita serve para afirma o que estamos falando. Um registro do que está sendo dito. Desta forma, algumas palavras estão sendo modificadas. É isto que não aceito. Para a nossa geração que não aprendeu a escrever pharmácia com PH, foi fácil aprender escrever farmácia com F sem o menor trauma e problema. Nossos pais ou avós certamente sentiram a diferença e reclamaram como estamos fazendo arduamente pelos jornais, escolas, universidade e principalmente, com nossos professores. Mas, a nova geração, a de nossos filhos e sobrinhos que começam a ser alfabetizados agora, não sentirão o problema.

Como diz Ferreira Goullart, esta reforma será modificada também e não levará muito tempo. Portugueses estão revoltados. Não aceitam de forma alguma e certamente se recusarão a aceitar esta unificação. Então ela veio para melhorar ou complicar? Confesso que não tenho esta resposta.

O bonito de cada língua é manter a sua diferença. Esqueceram disso quando fizeram a revisão ortográfica e fecharam esta unificação. Pena que isto não foi respeitado. Não podemos deixar de notar que a forma de comunicar e a comunicação também  estão modificando rapidamente. Em menos de 20 anos a velocidade da informação foi tão grande que o quadro negro, virou quadro verde, que virou quadro branco, que ficou informatizado. A tela do computador que era preta ficou verde e depois com a velocidade da informação, da tecnologia e da internet adquiriu lindas cores. A tela ficou plana e agora podemos ter acesso à informação em equipamentos de altíssimo nível. Alguns com apenas um toque de dedo na tela. Ninguém poderia imaginar que isto aconteceria em tão pouco tempo.

Veja abaixo um vídeo sensacional e sinta a velocidade da informação e como em muito pouco tempo a comunicação se transformou e acabou tornando nossas vidas mais ágeis e completas. Porque até mesmo os textos foram modificados por causa desta revolução tecnológica. Por causa dessa tecnologia podemos fazer o que quiser, apesar que custamos a perceber que a máquina somos nós.  Temos que aceitar isto e repensar muita coisa em nossas vidas. Porque a comunicação e a web, textos, informações etc estão conectando mais e mais pessoas por esta Terra.  Você verá neste vídeo. E diante desta revolução, onde eu posso fazer o que quiser com meu texto apenas digitando, a revisão ortográfica que me desculpe, ela é apenas uma gota em um imenso oceano perto desta velocidade e do que posso mexer.

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 27/04/2009 em Comunicação

 

4 Respostas para “Revisão Ortográfica. Para melhorar ou complicar?

  1. Paulo

    28/06/2009 at 12:04

    Digam-me qual a importância de nos integrarmos, com todo respeito, se é que isso seja possível neste contexto, com Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste? Se fosse pelo menos para aprender o mandarim! Vá pra….
    A reforma ideal seria a reparação do azar histórico, a colonização portuguesa, e estabelecermos um tempo, tipo 50 anos, para abolirmos o português e adotarmos o INGLES como língua oficial. Mas, como descendência também é hereditariedade, a burrice vai imperar para todo o sempre, amém! (A correção ortográfica deste foi feita pela Microsoft, ok?)

     
    • janamachado

      28/06/2009 at 16:02

      Prezado Paulo,
      Obrigada pelo seu comentário e por ter lido o meu artigo.
      Bem, esta revisão não está sendo bem aceita, ainda mais em Portugal. Como disse, cada país tem sua peculiaridade, um jeito especial de falar e que deveria ter sido respeitada quando pensaram em fazer esta revisão. Já que não foi…temos mais ou menos quatro anos para saber tudo o que foi mudado. Confesso, que eu ainda não estou sabendo tudo. Comprei livros, mas ainda não estudei todos, por falta de tempo e prioridades de outros estudos. Sei que as mudanças foram poucas. Mas, este pouquinho, implica em muita difenreça que não concordo de jeito algum.
      Também confesso que muitas de minhas revisões estão sendo ajudadas pelos livros, dicionários e é claro a correção ortográfica da Microsoft.
      Abraços e volte sempre.

       
  2. Paulo

    13/08/2009 at 23:51

    Embora a maioria não concorde, acho um azar tremendo a colonização portuguesa. Já imaginou se, como os EUA, tivéssemos sido colonizados por ingleses? Acho uma absurda ignorância a permanência num erro apenas por questão de tradição! Ainda ganho a mega-sena super-acumulada e promovo, por conta própria, uma campanha de conscientização popular e mudo isso, você verá! Este negócio de dois esses, cedilha, z ou s etc. ninguém merece! Vejam neste link as 10 línguas mais faladas na terra: http://www.bloguei.com.br/05/estrangeiros-tentando-aprender-portugues/
    Abraços pra você também janamachado, lembrando que a correção do meu texto continua sendo feita pela Microsoft (Word do Office 2007) ok?

     
    • janamachado

      13/08/2009 at 23:57

      A minha correção tbém é feita pelo Word Office 2007, mas só para ajudar.
      Afinal, sou uma jornalista que erra tbém, pode apostar!!! Quem disse que meus neurônios não queimam?
      E saiba, ainda não estou utilizando totalmente as novas regras. Afinal, não concordo com algumas modificações ridículas e impostas.
      Um super abraço e volte sempre e se encontrar algum erro de minha parte foi por pura queimação de neurônio :)))

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: