RSS

Problema = Oportunidade

20 abr

Quando comecei a trabalhar na área de comunicação interna não poderia imaginar que seria um campo fascinante e atrativo. Um trabalho que me atrairia tanto. Mas, como qualquer ser humano que começa a trabalhar a gente tem que aprender com alguém e procurar perceber que esta pessoa está disposta a lhe ensinar. Eu tive um mestre e agradeço a ele por ter me ensinado tanto e ter tido uma paciência de Jó enquanto eu aprendia. Eu como qualquer aluna que se preza, tive meus momentos de revolta e rebeldia. Mais consegui no fim abrir minha mente. Aprendi e muito.

Vamos parar com o blá blá blá e chegar ao que quero falar. Meu mestre sempre me dizia: “Transforme problemas em oportunidades. Você tem uma grande chance na mão. Aproveite!”. Ficava enlouquecida por dentro quando ouvia esta frase em reuniões de planejamentos estratégicos. Imaturidade profissional e de vida de minha parte.

Esta é a regra básica de um planejamento estratégico. É o início de muitos dos passos a serem seguidos para se obter um excelente planejamento e meu mestre queria me dizer que se eu tinha um problema nas mãos poderia aprender a transformá-lo em uma grande oportunidade. Era a chance de mostrar não somente para a empresa, mas para mim que eu era capaz de modificar qualquer coisa. Um ensinamento que serviria para tudo em minha vida.

Só conseguimos perceber estas chances quando queremos. Não é fácil abrir os olhos e abrir a mente para um ensinamento quando se é teimosa e está com raiva. Depois de ouvir duas ou três vezes esta frase eu percebi que estava sendo uma mula e que era a chance de ouro de agarrar este ensinamento para tudo e principalmente, para minha profissão.

O diferencial de um excelente planejamento estratégico de marketing é a oportunidade de transformá-lo quando há um grande problema. Uma vez detectada esta oportunidade há uma enorme chance de transformá-lo em um sucesso.

A minha análise no momento é que a SuperVia está com uma chance de ouro nas mãos. Será difícil? SIM.  A SuperVia tem nesse momento uma oportunidade imensa de mostrar aos brasileiros que a empresa pode dar uma virada. Uma grande chance para acabar com este grande problema, reverter e limpar sua imagem que ficou tão danificada pelos acontecimentos mostrados nos últimos dias.

É o momento de mudanças óbvias para que seu “produto” possa sobreviver, para que a população volte a acreditar que a SuperVia é uma boa empresa. Está claro que existem muitos erros, mas a empresa deve mostrar que está disposta a resolvê-los e em breve, voltar a sua normalidade.

Paciência, clareza dos problemas, previsão de um futuro deverão ser feitos cautelosamente e constar no novo planejamento estratégico de marketing. Neste forte momento de crise, quem fizer este trabalho deverá ter uma percepção das oportunidades e sem limitações.

Um conselho para estudantes e até profissionais. Não tenha medo de errar. Muitos de nós, profissionais de comunicação, costumamos querer ficar na posição confortável dentro de um barco, vendo a paisagem passar em vez de segurar o leme (timão) como faz o capitão. Você pode ser um capitão, conquistar o sucesso e chegar ao destino final. Com um planejamento estratégico isto é possível.

Pode ter certeza que se você aceitar esta frase abertamente e for um condutor, o seu projeto terá uma credibilidade bem maior do que o apresentado pela primeira vez. E meu último conselho: se alguém quiser lhe ensinar alguma coisa, abra os olhos e principalmente, deixe sua mente aberta para aquele aprendizado. Ele será fundamental em algum momento de sua vida.

Atenção SuperVia e outras empresa. Está aí a chance de transformar um problema em oportunidade neste momento de crise mundial. Não a deixe passar!

 
Deixe um comentário

Publicado por em 20/04/2009 em Marketing

 

Deixe um comentário

 
