RSS

Parem de queimar sutiãs!

15 abr

Quando comecei a participar do grupo “Mulheres de Negócios” sabia que conseguiria escrever muitos posts sobre nós, mulheres. Retomei o assunto. Aí vai mais um textinho básico e um vídeo legal que achei no You Tube,  produzido pela Catho, sobre o 1º Encontro de Mulheres Líderes de Negócios, abordando a liderança feminina, seus desafios e cenários.

Sim, nós podemos ser líderes. Para isto, basta para de ficar com aquele pensamento de nossas mães e avós que queimaram sutiãs na década de 60/70 com o objetivo de conseguir seu espaço no mercado de trabalho.

O importante é ir à luta e não deixar a peteca cair por mais que seja completamente difícil equilibrar a vida pessoal com os negócios. Sei que é complicado. A mulher brasileira, principalmente, por ser passional, sangue latino tem certa dificuldade em colocar a balança certinha, bem reta, sem pender para um dos lados.

As brasileiras são hoje a sexta mais empreendedora do mundo. Porque não pegar esta referência e ir à luta? O grau de escolaridade é inacreditável. Poder nós temos, mais do que nossas mães que queimaram os sutiãs, que o máximo que tinham era o curso Normal para ser professora ou um concurso público para trabalhar durante o governo militar. Olha que elas conseguiram espaço assim mesmo!

Hoje pela escolaridade, temos condições de diminuir o abismo existente entre a remuneração da mulher X homem. Ainda estamos ganhando 19% a menos do que os executivos e o que mais me revolta é que muitas vezes temos mais escolaridade do que eles. Para procurar um vídeo adequado ao meu post, vi uns absurdos no You Tube. Achei uma reportagem de uma mulher empreendedora e dona de um grande hotel de Belo Horizonte confessando que ao abrir o seu negócio ela ia às reuniões de seus clientes potenciais acompanhada do marido, porque caso se apresentasse como dona do negócio certamente nada seria fechado. O marido falava por ela. Quer dizer: homem passa mais credibilidade que mulher? Discordo totalmente.

Mulher tem condição de presidir muito bem uma empresa, melhorar substancialmente o seu salário e diminuir este abismo discrepante que existe entre a remuneração homem x mulher. Não precisa mais queimar sutiãs, mas é necessário ter mais estratégia, como por exemplo, parar de ficar escondida atrás de seus próprios medos e “pré-conceitos”. Não é só caso de inverter pirâmide como vocês verão no vídeo. É o caso de se impor e mostrar que estudou, tem potencial e capacidade para administrar muito mais coisas do que os homens.

Sou da filosofia de que mulher é um “bichinho” multifuncional. Se ela tem condições de cuidar de filhos, maridos, empregada, casa, gerenciar estudo dos filhos e muitas outras coisas, como não terá capacidade de gerenciar um negócio ou uma equipe? Como não será capaz de chamar a atenção para seus reais interesses?

Da década de 60 para o século XXI a mulher deu grandes passos. Digo até que foram gigantescos e conquistaram um espaço que nunca mais será retirado, mas ainda tem lacunas que não foram preenchidas. Para isto, as  mulheres que ainda não conquistaram o seu espaço terão que parar de ter inveja daquelas executivas maravilhosas que saem nas capas das revistas “Exame” ou “Forbes“, vestindo seus belos terninhos, para um dia, quem sabe, entrar no hall das mulheres mais invejadas e sair na capa das mais conceituadas revistas de negócios do Brasil.

Paremos então de queimar sutiãs e vamos à luta! Como diz Obama: Yes, we can! Mesmo que meu texto seja bem feminista! (rs)

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 15/04/2009 em Liderança

 

2 Respostas para “Parem de queimar sutiãs!

  1. Thiago Batista

    16/11/2009 at 14:16

    “Bem feminista”? Minha cara, você já leu algo a respeito das demandas feministas?

     
    • janamachado

      16/11/2009 at 23:21

      Bem, para dizer a verdade, as mulheres devem parar de reclamar. Devem correr atrás do que desejam. Se é feminista ou não o discurso a verdade nua e crua é esta. (rsrs)
      As demandas feministas são imensas. Não sou feminista, daquelas de ficar gritando nas ruas com plaquetas nas mãos (rsrs). Sou uma mulher que acha que devemos ganhar o mesmo que os homens a partir do momento que temos os mesmos diplomas, as mesmas qualificações profissionais e somos tão boas quanto os homens. Então, por que ter toda esta diferença salarial?
      Defendo isto! O tempo que as mulheres ficam dando uma de coitadinhas e reclamando e chorando porque tem salários menores, corram atrás e mostrem o seu valor.
      Obrigada por ler o artigo e volte sempre.
      Um abraço.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: