RSS

Basta Comunicar?

09 abr

Desde que lancei o blog da Plano B, fiquei matutando com meus neurônios o que escrever sobre comunicação interna. Afinal, tinha que escrever algo relacionado a minha expertise.

Fiquei então lembrando dos anos que preparei a área de comunicação interna da empresa em que trabalhei. Um início complicado, onde quase ninguém no Brasil tinha ouvido falar no tal do endomarketing. Procurando daqui e dali, eu e um amigo achamos uma pós que poderia nos dar alguns insights para ajudar a empresa. Não é que em alguns momentos a nossa turma de pós acabou se espelhando no que estávamos fazendo?

Não bastava comunicar. Não era um simples ato de saber tudo que estava acontecendo dentro da empresa. A chave de nosso sucesso estava na motivação, na comunicação, no entusiasmo com que a comunicação era feita e com a cumplicidade de todos os envolvidos.

Foram anos de campanhas, algumas premiadas pelo mercado. Nos tornamos conhecidos, mas pelo trabalho que gerava resultados e isto nos deixou felizes e gratificados com nosso pioneirismo.

Saibam que comunicação interna ou endomarketing, como muitos gostam de chamar, não é só o ato de comunicar, fazer um Jornal Mural, ou uma campanha daqui ou dali para funcionários que estão desmotivados. O entusiasmo tem que começar com quem está sendo brifado e quem está passando o briefing. Acreditar que aquele trabalho dará certo.

Ter apoio de tudo e todos para que a comunicação interna funcione. Um grande exemplo é o trabalho desenvolvido pela dona das Lojas Magazine Luiza. O entusiasmo já vem com a dona da empresa. Ela consegue passar para todos que trabalham ao seu redor. Sua motivação e o amor que sente por aquele trabalho. Com isto, todos acreditam na comunicação, no que está sendo divulgado internamente e no trabalho que está sendo desenvolvido.

Só tenho a dizer: comunicação interna exige comprometimento de todos e ele tem que começar com o dono da empresa ou quem está sentado na cadeira de presidente da empresa. Se ele não acreditar, não basta comunicar. É digo mais: comunicação, motivação, Jornal Mural, campanhas internas ou qualquer ferramenta nova ou velha não basta para que haja comprometimento e metas sejam alcançadas.

Fica a minha pergunta: porque os gerentes e coordenadores de comunicação sentem tanta dificuldade de passar uma mensagem tão simples?

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 09/04/2009 em Comunicação Interna

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: